Do Tempo –  ATITUDINAL…

 

ATITUDE NÃO VENDE NA FARMÁCIA

– autoria: Indira Moretti

 

Winged: Você é chata!

Butterfly: Eu sei!

Winged: Nunca vou usar estas fórmulas na minha vida, isso é um tédio e não faz o menor sentido!

Butterfly: Ainda é cedo para estas afirmações.

Winged: Além de chato é repetitivo e não faz sentido pra mim.

Butterfly: “Não faz sentido…” Agora não! Eu sei! Mas no futuro todo esse aprendizado fará a diferença entre quem sabe ou não fazer contas, quem tem ou não raciocínio lógico, entre quem já viu estes conteúdos e quem nunca ouviu falar…

Winged: Tô cansado!

Butterfly: Eu também! E principalmente dessa indolência! Vou lhe dizer uma coisa: atitudes como essas são desgastantes e infelizmente não são exclusividade do mundo das crianças e adolescentes.

Enquanto você não entende, não lhe parece bom, nem razoável… Enquanto você não gosta, pense que deve fazer porque esse é o único caminho honesto para tirar boas notas e ser aprovado para a série seguinte.

Já lhe disse que vida é trajetória. E trajetória é repleta de caminhos e degraus. Enquanto você estiver neste degrau, sendo cobrado por este conteúdo, faça o seu melhor, prepare-se para as provas e projete-se para estar preparado para os desafios futuros.

Winged: Você fala demais!

Bitterfly: Eu sei! Mas as suas atitudes estão valendo nota, valendo resultados, valendo sua disposição e responsabilidade não só hoje, mas no futuro. Estão valendo sua trajetória!

…duas horas mais tarde:

Butterfly: Está mais calmo?

Winged: Sim! Desculpe!

Butterfly: Tudo bem! Deixa eu te contar algo que considero válido: responsabilidade é importante na vida e atitude não vende na farmácia. Precisa ser aprendida e moldada desde cedo.

Depois, quando você for adulto a vida vai lhe cobrar responsabilidades pelas suas ações nos diferentes espaços em que você se inserir.

Que tipo de pessoa, de profissional você quer ser?

O que sabe ou o que não sabe?

O que “ainda” não sabe ou o que não quer saber?

O que assume responsabilidades e faz pra valer ou o que finge que faz?

O que não só faz, mas também ensina o colega ou o que “se encosta” nos outros?

O que assume sua posição e ajuda a remar ou o que torna o trabalho dos outros mais pesado, por não empenhar-se na sua posição?

Sabe… No fundo no fundo, mesmo que ninguém diga, mesmo que ninguém fale diretamente… Todo mundo percebe quem está ou não remando.

E o pior de tudo é que a gente não consegue mentir pra si mesmo. Podemos até fingir, pensando que ninguém está vendo, que tudo não passa de cobranças e chateação… Mas as pessoas veem. Veem sim!

Não só veem como se incomodam, porque estamos no mesmo barco e, quando você deixa de remar o meu lado fica mais pesado.

Sabe por quê? Porque estamos no mesmo barco!

Você está na escola, é só um garoto. Mas não é bobo! Você sabe quem estuda e quem não estuda, quem sabe e quem não sabe, quem ainda não entendeu, mas quer entender e quem não está nem um pouco interessado.

Todo mundo sabe! E sabe por quê?

Porque não se trata de palavras e conversa fiada, trata-se de atitudes.

Então meu querido, no Tempo que me cabe, eu vou moldando seu comportamento porque é esse o meu papel.

Vou refinando sua mente porque acredito no seu potencial. Cobrando melhores desempenhos porque sei que você é muito melhor que isso!

E outra coisa: só invisto em quem acredito. E eu acredito em você!